Notícias e Eventos

MAIS DE 2 MIL MUNICÍPIOS JÁ ADERIRAM AO PROGRAMA INTERNET PARA TODOS, DIZ MCTIC



 Até o final desta quarta-feira (7), 2.053 municípios tinham aderido ao programa Internet para Todos, número foi divulgado pela Secretaria de Telecomunicações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, com base no registro do sistema de inscrição do programa. Esse número pode passar de 2.400 cidades, já que outras 350 manifestaram interesse. A assinatura do termo de adesão está marcada para a próxima segunda-feira (12), em Brasília.

O termo de adesão define a infraestrutura básica e as condições para a participação dos municípios no Internet para Todos. As prefeituras indicaram as localidades passíveis de atendimento, que receberão antenas para a distribuição do sinal de internet. Além de garantir a segurança da área, a prefeitura também arcará com as despesas de energia elétrica que esses equipamentos consumirem.

O MCTIC ressalta que o Internet para Todos não oferecerá conexão gratuita para os moradores dessas localidades, mas ofertará conexão a preços reduzidos. Os municípios beneficiados nesta primeira fase do programa começarão a receber as antenas em maio, e a expectativa é que sejam instaladas 200 antenas por dia.

A conexão de internet do programa será feita por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), de propriedade do governo brasileiro e que recebeu R$ 3 bilhões em investimentos.

Além dos convênios com as prefeituras, o MCTIC já firmou parcerias com o Ministério da Defesa, para garantir o monitoramento de 100% das fronteiras brasileiras, ampliando as ações de combate ao tráfico de armas e drogas; com o Ministério da Educação, para levar banda larga para todas as escolas públicas do país, sendo que 7 mil serão beneficiadas já em 2018; e com o Ministério da Saúde, para implantar internet em hospitais e postos de saúde, melhorando a gestão pública e a qualidade dos serviços prestados à população.(Com assessoria de imprensa)

 

Fonte: Tele Síntese

 

SCN Qd. 05 bloco A n° 50
Brasília Shopping - Torre Norte / Sala 926
Bairro Asa Norte - Brasília - DF
CEP 70715-900
61 3326 9977
pedbrasil@pedbrasil.org.br