Notícias Associados

Workshop no Inatel reúne entidades para a certificação de produtos



O Inatel recebeu no último dia 22 de fevereiro, em parceria com os laboratórios da Rede de Compatibilidade Eletromagnética (COMPMAGNET – EMC), integrante do Sistema Brasileiro de Tecnologia (SIBRATEC), o workshop "Certificação de produtos eletroeletrônicos para os mercados interno e externo" - voltado para a certificação para o mercado da comunidade europeia.

 

Durante o evento foram promovidos painéis com representantes de instituições governamentais, de entidades de classe e de empresas.Participaram o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTIC), Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Ministério do Meio Ambiente (MMA) Sense Eletrônica, Megabras, Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), NCC Certificações, CIENTEC, Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica - (Labelo - PUCRS) e Inatel. 

Entre os painéis apresentados foram expostos o porque de se fazer a marcação para a comunidade europeia (RoHS), assim como a experiência da industria na marcação CE, as diretrizes para conseguir a certificação e também as oportunidades para o desenvolvimento tecnológico e inovação do setor eletrônico. Ao final do encontro foi realizado uma mesa redonda com o tema "O que podemos fazer para a certificação de eletroeletrônicos?" e todas as entidades participantes puderam debater sobre o tema proposto.

A ação que recebeu o apoio do Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica (Sindvel) também contou com a participação de empreendedores da região de Santa Rita do Sapucaí e de demais regiões.

Rede COMPMAGNET – EMC

A rede tem como objetivo ampliar a oferta de serviços tecnológicos na área de intensidade de campo magnético e compatibilidade eletromagnética nos laboratórios integrantes da Rede de modo a atender as demandas crescentes do setor industrial.

Os laboratórios integrantes  são:

INATEL / LABCAL – MG

IPT – SP

PUC / LABELO – RS

CIENTEC – RS

LACTEC – PR

UFSC / MAGLAB – SC

SENAI BA – CIMANTEC

 

Fonte: INATEL


Download do arquivo em anexo
SCN Qd. 05 bloco A n° 50
Brasília Shopping - Torre Norte / Sala 926
Bairro Asa Norte - Brasília - DF
CEP 70715-900
61 3326 9977
pedbrasil@pedbrasil.org.br