Notícias e Eventos

P&D Brasil na Cerimônia de Abertura da ICT Week



A pesquisa não pode parar no meio do caminho. A afirmação é do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, que comentou nesta terça-feira (20) a votação dos destaques à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2017, que proíbem o contingenciamento de recursos para ciência e tecnologia. "Os senadores e deputados têm uma noção muito clara da importância que tem para o mundo da ciência e da pesquisa não passar por contingenciamento", acrescentou.

O ministro participou da abertura da ICT Week, seminário promovido pelo MCTIC em parceria com a União Europeia, como parte do programa Diálogos Setoriais. Até sexta-feira (23), o evento reúne especialistas, pesquisadores e empresários para discutir temas como segurança cibernética, serviços Over The Top (OTT), Internet das Coisas e tecnologia 5G.

Para o ministro, a ICT Week consolida a aproximação do bloco europeu com o Brasil na área de tecnologia. "A presença de expoentes da Europa nos dá a certeza da vontade de caminhar junto para a construção de um mundo mais avançado e seguro."

Ele garantiu que o governo federal vai se esforçar para que as propostas formuladas durante o seminário sejam implantadas por meio de políticas públicas.

A chefe-adjunta da delegação da União Europeia no Brasil, Claudia Gintersdorfer, ressaltou que a ICT Week é resultado de anos de parceria. "A nossa cooperação em ciência, tecnologia e inovação é uma política-modelo que outros países têm tentado copiar", disse, citando projetos conjuntos nas áreas de computação em nuvem, Internet das Coisas e tecnologia 5G.

Já o secretário de Políticas de Informática do MCTIC, Maximiliano Martinhão, frisou que os quatro grandes temas que serão debatidos na ICT Week estão fortemente interligados na vida real e trazem desafios tecnológicos e regulatórios em escala global. "Eventos como esse trazem subsídios e motivação para a construção de uma agenda digital no Brasil. Os diálogos com a União Europeia são um instrumento poderoso para que o Brasil possa se posicionar bem e no tempo certo em todas essas frentes de trabalho."

Segurança cibernética

O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Sérgio Etchegoyen, destacou a preocupação de todos os países com a segurança cibernética. Ele citou a participação recente em um evento com representantes do grupo BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), em que ficou clara a importância da tecnologia no setor de segurança. "Os temas deste seminário abrem uma oportunidade para se discutir o futuro das gerações que vão nos suceder. Vamos escolher se seremos só consumidores ou também protagonistas no setor de tecnologia".

O presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTI) da Câmara, deputado Alexandre Leite, chamou a atenção para a importância de o Brasil implantar uma política pública sobre privacidade na internet. Segundo ele, o assunto já está sendo debatido na CCTI por meio do Projeto de Lei 5276/2016, que trata da proteção de dados pessoais na rede.

Para o senador Wellington Fagundes, que preside a Comissão Senado do Futuro, o Brasil precisa investir em educação e tecnologias para garantir desenvolvimento e competitividade. Ele anunciou que será realizado, em dezembro, o Congresso do Futuro para discutir democracia, comunicação e progresso no mundo digital.

Conversor digital

Durante a abertura da ICT Week, o ministro Gilberto Kassab anunciou a proposta do governo federal para os conversores digitais distribuídos aos beneficiários do Cadastro Único e do Bolsa Família durante o processo de desligamento do sinal analógico. Segundo a proposta feita aos fabricantes de televisão, o conversor pode ser usado pelas famílias como entrada na compra de uma TV digital. O governo, por sua vez, comprará o conversor dos fabricantes de TV. O compromisso seria adquirir 6 milhões de conversores de um total de 12 milhões que serão distribuídos à população de baixa renda.

 

 

Acesse mais fotos

Crédito da foto é Herivelto Batista/MCTIC 

 

Fonte/Fotos: MCTIC

SCN Qd. 05 bloco A n° 50
Brasília Shopping - Torre Norte / Sala 926
Bairro Asa Norte - Brasília - DF
CEP 70715-900
61 3326 9977
pedbrasil@pedbrasil.org.br